Cardiologia


  • Prevalências de Ansiedade e Depressão com Ideação Suicida em Pacientes Cardiopatas


  • Pesquisador: Ana Claudia Ornelas Maia
    Alunos de Iniciação Científica: Arthur Azevedo; Amanda Brouwers
    Orientadores: Adriana Cardoso Silva; Antonio Egidio Nardi




    Pesquisa realizada em postos de saúde com pacientes cardiopatas tendo como objetivo investigar presença de ideação suicida.





  • Transtorno de Pânico e Dor Torácica. / Doença Arterial Coronariana, com Foco na Abordagem do Sintoma de Dor. / Desconforto Torácico Presente no Ataque de Pânico


  • Pesquisador: Gastão Luiz F Soares-Filho; Claudio T. Mesquita (Responsável técnico pelo Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Pró-Cardíaco Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Pró-Cardíaco)
    Orientador: Antonio Egidio Nardi /Alexandre M Valença




    A dor torácica é o principal sintoma da síndrome coronariana aguda, que ocorre quando há uma redução na oferta de oxigênio ao músculo cardíaco. É a conhecida isquemia miocárdica. Isso ocorre na maioria das vezes em decorrência de uma obstrução ao fluxo de sangue coronariano por uma placa de ateroma, levando à isquemia, e eventual morte celular, da área irrigada pela artéria doente. Porém, coronárias sem obstrução significativa podem ser vistas em situações de isquemia miocárdica, numa situação de espasmo coronariano. Nosso estudo investiga a hipótese de que a dor/desconforto torácico, presente no ataque de pânico, seja decorrente de um processo isquêmico miocárdico, mediado por intensa descarga adrenérgica e espasmo coronariano. A metodologia utiliza o teste provocativo de ataque de pânico com a mistura de dióxido de carbono (CO2) a 35% e oxigênio (O2) a 65%, imediatamente seguido de estudo de perfusão miocárdica com uso de cintilografia miocárdica pelo radio-marcador sestamibi. O paciente, após inalar a mistura, recebe uma dose de sestamibi intra venosa e tem o fluxo sanguíneo miocárdico analisado por uma gama-câmera. Caso haja indícios de baixo fluxo, a imagem processada mostra uma falha de perfusão, sugerindo a presença de espasmo coronariano. Para evitar acidentes ou complicações cardíacas indesejáveis, todos pacientes são previamente submetidos a estudo cintilográfico em repouso e em esforço (esteira rolante), e aqueles com defeito de perfusão são excluídos do estudo com CO2.


    Publicações:

      1 - SOARES-FILHO, G.L.F. ; Mesquita, CT ; VALENCA, A. M. ; NARDI, A. E. . Broken Heart or Takotsubo Syndrome: Support for the neurohumoral hypothesis of stress cardiomyopathy. Progress in Neuro-Psychopharmacology & Biological Psychiatry, v. 34, p. 247-249, 2010.

      2 - SOARES-FILHO, G.L.F. ; FREIRE RC ; BIANCHA, K. ; VOLSCHAN, A. ; VALENCA, A. M. ; NARDI, A. E . Use of the Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) in a Cardiac Emergency Rooom - Chest Pain Unit. Clinics (USP), v. 64, p. 209-214, 2009.

      3 - SOARES-FILHO, G.L.F. ; VALENCA, A. M. ; NARDI, A. E . Dor torácica no transtorno de pânico: sintoma somático ou manifestação de doença arterial coronariana? Revista de Psiquiatria Clínica, v. 34, p. 97-101, 2007.






  • Investigação de Comorbidades Psiquiátricas em Cardiopatas Atendidos No HUPAA/UFAL.


  • Pesquisador: Valfrido Leão de Melo Neto
    Orientador: Antonio Egidio Nardi




    Pesquisa da prevalência de transtornos psiquiátricos em cardiopatas atendidos no ambulatório de cardiologia do HUPAA/UFAL, através do MINI 5.0. Determinação de quais cardiopatias apresentam maiores taxas de prevalência de transtornos psiquiátricos, além da discriminação de quais comorbidades psiquiátricas são as mais comuns nesta população.





  • Prevalências de Ansiedade e Depressão com Ideação Suicida em Pacientes Cardiopatas


  • Pesquisador: Valfrido Leão de Melo Neto
    Orientador: Antonio Egidio Nardi




    Os objetivos desta investigação são:


    1-determinar a prevalência dos transtornos psiquiátricos mais comuns no ambulatório de pneumologia do HUPAA/UFAL, investigados pelo MINI 5.0.0;
    2-correlacionar tal prevalência com a gravidade dos transtornos pulmonares;
    3-correlacionar resultados de espirometria com escores de qualidade de vida, ocorrência de comorbidades psiquiátricas e gravidade de transtorno do pânico.


    Participe de Nossas Pesquisas
    Caso queira participar de alguma de nossas pesquisas, a triagem do LabPR funciona no CIPE Antigo do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB).

    Saiba +

    Lançamento do Livro: Transtorno Bipolar
    Caso queira participar de alguma de nossas pesquisas, a triagem do LabPR funciona no CIPE Antigo do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB).

    Saiba +
    Lançamento do Livro: Transtorno Ansiedade Social
    Novo livro da série Teoria e Clínica, uma parceria entre a Artmed Editora e a Associação Brasileira de Psiquiatria, reúne destacados autores nacionais das áreas de clínica, ensino e pesquisa para abordar o transtorno de ansiedade social.

    Saiba +
    © 2012 LABPR - Todos os direitos reservados
    Oberdan de Abreu Araujo | Raphael Oliveira e Oliveira