Fobia Social


  • Habilidades Sociais em Pacientes com Transtornos de Ansiedade


  • Pesquisadora: Michelle N. Levitan.
    Alunos de Iniciação Científica: Daniele Pastore, Leandro Marchetti Bruno.
    Orientador: Antonio Egidio Nardi




    As habilidades sociais (HS) caracterizam-se pela existência de diferentes classes de comportamentos sociais presentes no repertório do indivíduo para lidar de maneira adequada com as demandas das situações interpessoais. Alguns estudos mostram que pacientes com transtornos psiquiátricos apresentam déficit em HS. Desta forma, os objetivos do estudo são avaliar a prevalência do déficit em HS em pacientes com fobia social, através da observação de habilidades especificas associadas à tarefa de discursar, utilizando um grupo controle para comparação. Além disso, as HS de pacientes com transtorno do pânico serão avaliadas através de escalas específicas.


    Participe de Nossas Pesquisas
    Caso queira participar de alguma de nossas pesquisas, a triagem do LabPR funciona no CIPE Antigo do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB).

    Saiba +

    Lançamento do Livro: Transtorno Bipolar
    Caso queira participar de alguma de nossas pesquisas, a triagem do LabPR funciona no CIPE Antigo do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB).

    Saiba +
    Lançamento do Livro: Transtorno Ansiedade Social
    Novo livro da série Teoria e Clínica, uma parceria entre a Artmed Editora e a Associação Brasileira de Psiquiatria, reúne destacados autores nacionais das áreas de clínica, ensino e pesquisa para abordar o transtorno de ansiedade social.

    Saiba +
    © 2012 LABPR - Todos os direitos reservados
    Oberdan de Abreu Araujo | Raphael Oliveira e Oliveira