Ginecologia / Obstetrícia


  • Exacerbação pré-menstrual dos sintomas depressivos em pacientes em tratamento para Transtorno Depressivo Maior e comorbidade com Transtorno Disfórico pré-menstrual


  • Pesquisador: Patrícia Cirillo; Mario Bevilaqua.
    Alunos de Iniciação Científica: Arthur Azevedo; Amanda Brouwers
    Orientadores: Adriana Cardoso Silva; Antonio Egidio Nardi




    O projeto do DSM-V inclui o Transtorno Disfórico pré-menstrual (TDPM) no capítulo de Transtornos depressivos. O TDPM se caracteriza por alterações do humor, comportamentais e físicas que regularmente surgem no período pré-menstrual e desaparecem nos primeiros dias da menstruação. Mulheres em idade fértil apresentam periodicamente sintomas pré-menstruais (75 a 95%), principalmente de leve intensidade. A sintomatologia é grave a ponto de interferir na vida social, atividades de trabalho ou relacionamentos em 5% das mulheres em idade reprodutiva. Existem características que distinguem o TDPM dos outros transtornos do humor, como responder aos antidepressivos imediatamente e o tratamento intermitente eficaz. Entretanto, esses dois transtornos podem coexistir. A exacerbação da Depressão no período pré-menstrual pode indicar um curso mais grave e recorrente da doença e possivelmente um maior intervalo de tempo com Depressão subsindrômica. O tratamento também é diferenciado. No Laboratório de Pânico e Respiração (LabPr) do Instituto de Psiquiatria da UFRJ essa comorbidade é pesquisada.





  • Saúde Mental Durante a Gestação e Pós-Parto


  • Pesquisador: Juliana dos Santos Vaz/ Marina Vilarim
    Orientadores: Gilberto Kac / Antonio Egidio Nardi




    Trata-se de um estudo de coorte com mulheres que estão sendo acompanhadas durante a gestação até o pós-parto cujo objetivo é o mapeamento da ocorrência e investigação de medidas preventivas de transtornos mentais comuns (ansiedade, depressão, entre outros). O estudo prevê investigar o efeito de transtornos mentais comuns na gestação no padrão de ocorrência de desfechos materno-infantis selecionados (ganho de peso gestacional, peso ao nascer, prematuridade) considerando o efeito de fatores sociais determinantes (apoio social e violência entre parceiros íntimos). Serão também analisadas as concentrações séricas de hormônios (leptina, adiponectina), marcadores inflamatórios (proteína C reativa, interleucinas) e ácidos graxos séricos na ocorrência de ansiedade e depressão pós-parto. O ensaio clínico aninhado tem como objetivo avaliar a eficácia da suplementação de diferentes doses de ômega-3 durante a gestação na prevenção de depressão pós-parto.


    Publicações:

      1 - Kac G; Rocha CMM . High dietary ratio of omega-6 to omega-3 polyunsaturated acids during pregnancy and prevalence of postpartum depression. Maternal and Child Nutrition, 2010.

      2 - Santos DS, Santos DN, de Cássia Ribeiro Silva R, Hasselmann MH, Barreto ML. . Maternal common mental disorders and malnutrition in children: a case-control study. Soc Psychiatry Psychiatr Epidemiol. 2010

      3 - Araujo, D. M. R. ; Vilarim, M. M. ; Sabroza, A. R. ; Nardi, A. E. . Depressão no período gestacional e baixo peso ao nascer: uma revisão sistemática da literatura. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso), 2010.

      4 - Araujo, D. M. R. ; Vilarim, M. M. ; Nardi, A. E . What is the effectiveness of the use of polyunsaturated fatty acid omega-3 in the treatment of depression? A systematic review of the literature. Expert Review of Neurotherapeutics, 2010.



    Participe de Nossas Pesquisas
    Caso queira participar de alguma de nossas pesquisas, a triagem do LabPR funciona no CIPE Antigo do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB).

    Saiba +

    Lançamento do Livro: Transtorno Bipolar
    Caso queira participar de alguma de nossas pesquisas, a triagem do LabPR funciona no CIPE Antigo do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB).

    Saiba +
    Lançamento do Livro: Transtorno Ansiedade Social
    Novo livro da série Teoria e Clínica, uma parceria entre a Artmed Editora e a Associação Brasileira de Psiquiatria, reúne destacados autores nacionais das áreas de clínica, ensino e pesquisa para abordar o transtorno de ansiedade social.

    Saiba +
    © 2012 LABPR - Todos os direitos reservados
    Oberdan de Abreu Araujo | Raphael Oliveira e Oliveira