Novo livro da série Teoria e Clínica, uma parceria entre a Artmed Editora e a Associação Brasileira de Psiquiatria, reúne destacados autores nacionais das áreas de clínica, ensino e pesquisa para abordar o transtorno de ansiedade social. Idealizado para atender o psiquiatra clínico e o professor de psiquiatria, Transtorno de Ansiedade Social: Teoria e Clínica constitui-se também em excelente recurso para a formação e a atualização de todos os profissionais e estudantes das diversas disciplinas relativas à saúde mental. Nesta obra, o leitor encontrará, entre outros tópicos, a história, a epidemiologia, o diagnóstico, as comorbidades e os tratamentos para o transtorno.

Este livro é uma parceria da Artmed Editora com a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).





O transtorno bipolar é um problema que afeta milhares de pessoas e todos ao seu redor. Esta coletânea de artigos dos mais renomados especialistas da área, organizados por Antonio Egidio Nardi, faz uma ampla reflexão sobre esta doença que só recebeu a definição atual na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Sáude (OMS) a partir de 1975. Uma visão detalhada do quadro clínico da doença, suas classificações psiquiátricas atuais e a amplitude dos efeitos deste transtorno no humor, na memória, na vida social, profissional e familiar dos pacientes são temas investigados a fundo nesta obra. A relação entre a bipolaridade, o alcoolismo e fatores hereditários de transmissão, certamente fará este livro ser referência sobre o assunto em todo o país. Indicado para especialistas, estudantes e todas as demais pessoas que queiram saber mais sobre essa doença.



Caso queira participar de alguma de nossas pesquisas, a triagem do Laboratório de Pânico e Respiração funciona no CIPE Antigo do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB). Os horários de atendimento de triagem são às 5as e 6as feiras às 8:30. Estamos recrutando pessoas com transtorno do pânico que ainda não estejam em tratamento, para a possível inclusão em pesquisas. Mesmo aqueles que estejam em uso de alguma medicação podem procurar a triagem, contanto que os sintomas do transtorno do pânico não estejam controlados.Se você reside no Mato Grosso do Sul, também pode nos ajudar: o grupo de pesquisa do ambulatório de psiquiatria da Santa Casa de Campo Grande (MS), ligado ao Laboratório de Pânico e Respiração/UFRJ, está recebendo pacientes que precisem iniciar ou estejam no início do tratamento para a Síndrome do Pânico. Além de receberem tratamento especializado com psiquiatra, os pacientes serão incluídos em pesquisa para o esclarecimento das melhores opções terapêuticas para o problema. Os interessados devem procurar a recepção do ambulatório de psiquiatria do referido hospital, que fica na Av. Mato Grosso, n. 341, Campo Grande (MS), ou entrar em contato com a recepção do ambulatório de psiquiatria através do telefone 67-3322-4000 para agendamento da consulta de triagem. Médico responsável pelo projeto: Dr. André Barciela Veras. Sua participação será muito bem-vinda, sendo fundamental para o avanço de estudos que tornarão possível compreendermos melhor os transtornos mentais e contribuirmos para formas cada vez mais eficazes de tratamento.



Síndrome dos Ovários e Psiquiatria
12/5/2011
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um dos problemas endócrinos mais comuns e afeta cerca de 5% a 10% das mulheres em idade reprodutiva. É uma doença complexa caracterizada pela ausência de ovulação, aumento dos níveis de hormônios masculinizantes e cistos nos ovários. Tais problemas costumam gerar sintomas como infertilidade, aumento dos pêlos corporais, calvície, irregularidades da menstruação e aumento de peso. O diagnóstico da SOP deve ser preferencialmente realizado por um ginecologista após avaliação clínica e dos exames específicos de sangue e de imagem como a ultrassonografia. Tanto pelo desequilíbrio endócrino, como pelos problemas estéticos e de fertilidade que pode causar, espera-se que as pacientes apresentem uma maior chance de serem acometidas por problemas psíquicos como os transtornos do humor. Alguns estudos da área já indicavam a existência desta relação, mas apresentavam problemas metodológicos como a dúvida quanto à confiabilidade do diagnóstico da SOP ou dos Transtornos do Humor. Com o objetivo de solucionar estes problemas, realizamos um estudo que utilizou os métodos mais confiáveis para avaliação dos diagnósticos, tanto da SOP como dos Transtornos do Humor. Avaliamos ainda, desta vez pela primeira vez no meio científico, a função sexual das paciente. Identificamos, em um ambulatório dedicado ao tratamento da SOP no Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que mais da metade das pacientes co SOP (57%) apresenta algum transtorno psiquiátrico, sendo os transtornos do humor (Depressão, Transtorno Bipolar e outros) o tipo mais comum, representando 78% dos problemas psiquiátricos. Apesar deste achado, as pacientes não apresentaram uma função sexual prejudicada. Este achado foi surpreendente pois é comum ocorrer disfunção sexual entre mulheres com depressão ou outros transtornos do humor. Identificamos então que as pacientes com SOP parecem protegidas deste problema, mesmo quando apresentam transtornos psiquiátricos, e que esta proteção pode ser causada pelos maiores níveis de hormônios sexuais “masculinos” (testosterona e, principalmente, o DHEA em nosso estudo) encontrados. Os resultados de nossas investigações são importantes para alertar para a real ocorrência de transtornos do humor entre as pacientes com SOP e por abrir caminhos para a investigação de novas ferramentas para o tratamento dos transtornos do humor e suas conseqüências como a disfunção sexual. A verificação dos possíveis benefícios do uso do DHEA na depressão apresenta-se agora como uma linha de investigação natural. André Veras, pesquisador do LABPR/ UFRJ



Mau humor ou Mal do Humor?
12/5/2011
Todos nós, em algum dia ou momento da vida, nos sentimos absolutamente irritados, sem paciência, reclamamos de tudo. No entanto, quando este quadro é uma constante, pode-se caracterizar um transtorno: a distimia. Nesta 3ª edição, ampliada e atualizada do livro Distimia: Mau humor ou Mal do humor?, Ricardo Alberto Moreno, Taki Athanassios Cordas e Antonio Egidio Nardi discutem o tema de forma aprofundada e instigante. Leia mais sobre o livro no artigo de Geraldo Amaral, publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria. Volume 32, no.3 (São Paulo, 2010):



Participe de Nossas Pesquisas
Caso queira participar de alguma de nossas pesquisas, a triagem do LabPR funciona no CIPE Antigo do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB).

Saiba +

Lançamento do Livro: Transtorno Bipolar
Caso queira participar de alguma de nossas pesquisas, a triagem do LabPR funciona no CIPE Antigo do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB).

Saiba +
Lançamento do Livro: Transtorno Ansiedade Social
Novo livro da série Teoria e Clínica, uma parceria entre a Artmed Editora e a Associação Brasileira de Psiquiatria, reúne destacados autores nacionais das áreas de clínica, ensino e pesquisa para abordar o transtorno de ansiedade social.

Saiba +
© 2012 LABPR - Todos os direitos reservados
Oberdan de Abreu Araujo | Raphael Oliveira e Oliveira